(Revista Essen und Trinken, Junho 2006)
O inventor do Tiramisù deve estar se revirando no túmulo. Tradicionalmente, usa-se vinho marsala no lugar da cerveja. Confesso que também desconfiei ao ler a receita e por esse motivo, acabei demorando anos para realizá-la. Só não digo que valeu a espera porque foi mesmo tempo perdido – esse tiramisù é uma delícia. Como montar a sobremesa fica a seu gosto. Resolvi partir os biscoitos ao meio e decorar as paredes dos copos com morangos fatiados. Outra opção é montar em uma forma maior, alternando camadas de biscoito e creme.
Ingredientes para 6 porções:
- 3 folhas de gelatina incolor
- 4 ovos médios
- 120 g de açúcar
- as sementes de meia fava de baunilha
- 330 ml de cerveja weiss
- 500 g de mascarpone
- 200 ml de creme de leite fresco
- 18 biscoitos champagne
- 150 g de morangos
- 3 colheres de sopa de suco de limão
- 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
- morangos para decorar (opcional)
Modo de preparo:
- Hidrate as folhas de gelatina em água fria. Separe os ovos e guarde as claras na geladeira. Bata as gemas com 80 g de açúcar, as sementes de baunilha e 150 ml de cerveja em banho-maria até obter uma consistência cremosa.
- Retire o creme do fogo e dissolva a gelatina nele. Acrescente o mascarpone e misture delicadamente. Guarde na geladeira até que o creme comece a geleificar.
- Bata as claras com uma pitada de sal e vá acrescentando o açúcar aos poucos até formar picos. Bata o creme leite até encorpar. Alternadamente, misture delicadamente o creme de leite batido e as claras ao creme de mascarpone.
- Molhe os biscoitos na cerveja restante e distribua-os nos copos.
- Despeje o creme nos copos e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.
- Bata os morangos com o suco e o açúcar no liquidificador e distribua sobre o creme já endurecido. Sirva a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário