(Adaptado de Das Buch vom Olivenöl de Jacques Chibois)
O morango é o elemento mais presente nessa sobremesa. Mas não há dúvida de que é o azeite aromatizado que vai virar assunto. Outros ingredientes de pratos salgados têm sido tempero para sobremesas de morango, como pimenta verde ou redução de vinagre balsâmico. Nesse caso, a qualidade do azeite é muito importante. E se você tiver espírito aventureiro, faça uma quantidade maior de azeite de baunilha e lambuze o filé mignon do próximo jantar com ele. Grelhe e tempere com flor de sal e pimenta do reino. Mais umas duas ou três batatinhas... Ei! Já estou mudando de assunto. Experimente o carpaccio com uma bola de sorbet de queijo fresco. A receita aparece logo abaixo.
Ingredientes para 4 a 6 porções:
- 400 g de morangos maduros
- 100 ml de azeite extra-virgem
- 1 fava de baunilha
- Raspas finas de 1 limão tahiti
- 50 g de açúcar
Modo de preparo:
- Corte a fava de baunilha longitudinalmente, raspe as sementes e misture-as com o azeite em uma panela pequena. Guarde a fava para outra ocasião. Aqueça à temperatura máxima de 80°, retire do fogo e reserve por algumas horas.
- Lave os morangos e seque-os cuidadosamente. Retire as folhas dos morangos e corte-os em fatias bem finas. Distribua o morango de maneira decorativa em pratos rasos. Misture o açúcar com as raspas de limão e salpique sobre os morangos. Deixe macerar na geladeira por 15 minutos.
- Distribua o azeite aromatizado sobre o morango e sirva.
Dica: Sirva o carpaccio de morangos com uma bola de sorbet de queijo fresco (de cabra, por exemplo). Eu gosto da seguinte receita de Christophe Felder: Ferva 200 ml de leite integral, acrescente 100 g de açúcar e retire do fogo. Em uma bacia, bata 300 g de queijo fresco e úmido (40 % de gordura), adicione o leite ainda quente e o suco de um limão tahiti. Guarde na geladeira até que esfrie completamente. Despeja na sorveteira e depois que ficar pronto guarde no congelador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário