segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Amigos invisíveis

MARTINI DE CHOCOLATE COM AR DE CRANBERRY
JALAPEÑOS RECHEADOS COM CHEDDAR E CHOCOLATE
SALMÃO MARINADO EM CHOCOLATE AMARGO
BOLINHO DE PEITO DE PATO E POLENTA COM CHOCOLATE BRANCO
ENSOPADO DE CERVO COM MOLHO DE CHOCOLATE E KNÖDEL DE PÃO
MINIATURAS DE SOBREMESAS COM CHOCOLATE

- Guardanapos?

- Dobradinhos.

- Taças?

- Tudo polido. Tinindo.

- Talheres?

- Pode comparar com o plano que você desenhou. Ops! Um momento que esse garfo tá um pouquinho inclinado para a direita. Pronto. Perfeito.

- E as velas?

- Não tombam nem com um terremoto. As de reserva estão na gaveta de cima.

- Ótimo. Agora definimos os lugares. Onde estão os cartões? Desculpe tanta pergunta. Essa mania de perfeição. Mas você copiou direitinho?

- E pode confiar na minha caligrafia. Agora me diga: quem é essa Joyce e o tal de Bergamo?

- São amigos que conheci na internet. Gente que entende de comida. Fazemos como da última vez? Distribuimos os cartões e, daí, organizamos. Com sorte, ganhamos tempo.

- Antes defino nossos lugares. Cada um numa ponta. Fica fácil de levantar para ir à cozinha.

- Mas não na cabeceira. Acho meio arrogante. Eu sento nesta ponta e você do outro lado, na diagonal.

- Quem fica nessa cabeceira, então? A Cristiane?

- Pra quê? Assim inflamos mais ainda seu ego. Ela fica aqui no meio, de costas para a cozinha. Desse jeito, não grita palpites como é de hábito. Lembra da última vez?

- “Não despeja muito molho porque meleca a borda do prato”. “Cuidado com o sal que hoje não é dia dos namorados”. “Se eu encontrar passas na minha sobremesa, vomito”. Acho que foi nessa hora que a vizinha de baixo bateu com a vassoura no teto. Aliás, por que você não convidou a dona Martina.

- Muito engraçado. Eu convido amanhã. Para varrer a sujeira, isso sim. Meu deus, o relógio! Põe a Joyce e o Bergamo, um de cada lado da Cristiane.

- Você acha que eles vão se dar bem?

- Não sei. Eu não os conheço ainda. Agora, a Rosi e o Matias. Juntos eles não podem ficar. De jeito nenhum. A Rosi fica nessa cabeceira, perto de você. O Matias do lado oposto.

- Essa briga já dura meses. Ele ainda dorme no sofá? Por que não fazem terapia pra casal? Não deve ser tão caro assim

- Até onde eu sei, ele tá fazendo fisioterapia. Por causa da dor nas costas. A Cristiane me contou. Não sei como descobre essas coisas. Põe a Cibele aqui, de frente pra você.

- Enlouqueceu? Uma gata do lado do Matias? Quer deixar a Rosi mais enciumada ainda? Põe ela aqui no meio.

- Aí, é você que não está batendo bem. De frente para a Cristiane? Elas não se toleram. Vão acabar se esfaqueando. Melhor deixar a Cibele, por enquanto, no banco de reservas.

- A Gabriela fica aqui.

- Certo. Vamos acabar logo com isso. Depressa. Preciso passar um pano nas cadeiras que estão na sacada.

- O Tomas, aqui.

- De acordo. Peraí. Melhor é um de cada lado porque a Clô não vem sozinha. Vem com o tal de Marcelo que conheceu no curso de tarô. Eles têm que ficar juntos.

- Tá aqui o cartão do Marcelo. Essa garota não tira folga. Pra cada cursinho, um namorado diferente. Você sabe se ele é bom de garfo? Que não seja enjoado, eu espero.

- Você quer saber se é gordinho também. Eu não sei. A Clô me disse que come de tudo. Não posso esquecer de pedir de volta os tupperwares que ela levou no último jantar. Me lembra de perguntar?

- Claro. E a Joyce e o Bergamo? Têm problema com alguma comida?

- Não sei. Não perguntei. Combinamos brincar de amigo invisível. Esse é meu presente para eles. Um cardápio surpresa. Um menu de chocolate. De chocolate todo mundo gosta.

- O.K.. Eu ponho a Cibele no teu lugar e você senta do lado do Bergamo. Assim a mulhereda fofoca num canto e os homens no outro. Tá bom assim.

- Pode ser. Mas agora eu tô achando que a Cristiane vai ficar meio isolada.

- Como assim, isolada? Olha só, ela está entre o Bergamo e Joyce. Eles acabam puxando assunto. Aposto que vão falar de comida.

- Bem, acontece que eles não vêm.

- Não vêm?

- Você não entendeu? Nós estamos brincando de amigo invisível. Eles vão ver as fotos do jantar mais tarde, na internet. Você entende agora? Eu nem sei onde é que eles moram.

- Eu preciso me sentar. Não. Acho que já vou tomar meu martini. Melhor: dois. Você me deixou pasmo. Que idéia? Vou ligar para a Clô e dizer para que traga uns tupperwares de reserva. Vai sobrar comida hoje. Ainda bem que não preparou um jantar invisível para os amigos de verdade. Só você. Só mesmo você... Mas quer saber? Eu te amo, mesmo assim.

- Ama mesmo? De verdade?

- Claro que sim. Mamãe tentou me abrir os olhos. Disse que era loucura. Mas com você, eu topo todas. Eu te amo. Eu te amo.

- Posso te pedir mais uma coisinha, então?

- O que você desejar, meu amor.

- Vai lá na dona Martina e empresta duas cadeiras.

- Mas pra quê?

- Você me disse que me ama.

- Uma, duas, três..., sete, oito. Mais as da sacada. Dez. Tem cadeira pra todo mundo.

- E a Joyce? E o Bergamo?


6 comentários:

Bergamo disse...

Querido,
O que dizer? Simplesmente lindo.
Estou sem palavras pelo carinho virtual.
Um Natal Iluminado para você e para os seus.
Abraço,
Marcelo

Joyce Galvão disse...

Nossa... o melhor presente do mundo todo! Estou babando, juro!

Sabe o que eu acho? Que você é um chef famoso ai na Alemanha e tá escondendo o jogo para "ser bem aceito" hahahaha Como os seus pratos e suas montagens são lindas! Nossa, estou super feliz com o jantar [e isso porque nem provei].

Será que foi no dia em que me acabei no chocolate a data desse jantar? Nossa, fazia já um tempinho que não comia chocolate...

Ai, estou emocionada. Queria ir até ai, olhar pra sua cara... me apresentar e depois te dar um abraçãozão! Adorei... adorei, adorei, adorei e adorei!

Ah, eu e o Marcelo... além de falar muito sobre comida falamos de nossas crises existenciais... é um assunto bom, ou ainda teria que nos separar de alguém?

Adorei... já falei isso né? Então, deixa eu ir finalizando:

Bigode,
Foi um prazer conhecer você pelo mundo virtual. A gente sempre torce para que uma amizade não acabe, mesmo que invísivel, mas para isso teríamos que aguentar o mundo dos blogs por muitosss anos. Então, que essa amizade dure tanto quanto nossa paixão pela comida! [e olha que acho que a minha é forever; espero que a sua também!]

Feliz Natal... congelado [tá muito frio por ai?] e um ano novo cheio de champagnes com espuma de lychee [dá pra fazer com sucro também, sabia?]

Ai que vontade desse martini [adoro!]

beijos e obrigada... pelo lindo e delicioso presente!

Bergamo disse...

A Joyce resumiu bem a minha emoção...rsrs...estou na crise dos pré-40 (?)...as palavras fogem...
Mais uma vez...muito obrigado!!
Abraços,
Marcelo

Bigode de chocolade disse...

Pessoal, fiz com carinho. Mas presente mesmo, como a Joyce já disse, vai ser quanto a gente cozinhar junto. Felizes festas para voces e para todo mundo que passar por aqui.
PS. Bergamo, crise pré-40? Com 37 você está é vivendo a ressaca do trauma dos 35. Eu é que em pouquinho-pouquinho estou chegando lá.

Jux disse...

Então Kerido... as Zimtsterne foram vistas num mercadolesco chamado Sky, na ilha pequenita chamada Sylt, aonde estão minhas novas raízes e coração, ao construir uma casa de passarinho!!! Acabou que nem as fiz de presente... mas fiz outra guloseima com sabor de saudade para as pessoas que foram presenteadas...
Que as Festas tenham se resumido a uma palavra: Wunderbar!

Juliana Vermelho Martins disse...

Sem comentários!
Não fui convidada para o jantar!
Humpft!

Joyce e Bergamo... sentiram a pontinha - mínima, nada maior do que um aríete - de inveja? :-)

Pelo jeito sou a única por aqui que já passou dos 40 e que pode testemunhar sobre como é a vida do "outro lado". Digo: a gente esquece rapidamente as crises pré-40 porque precisa rapidamente começar a viver as pré-50! Céusssssss!!!!!