quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Geleia de morango e ruibarbo

(Bigode de Chocolate)

Acho que até para os seus admiradores, saborear uma geleia preparada 100% com ruibarbo pode tornar o dia azedo. Mais açúcar não seria a solução, pois faria a geleia virar melado. A receita abaixo combina ruibarbo com morangos que, além de “enfrutecer” o sabor, acabam dando à geleia uma cor mais agradável. Mas se você não estiver satisfeito pois deseja uma cor ainda mais intensa, substitua parte dos morangos por framboesas. A sua despensa vai se iluminar. 

Ingredientes para 8 vidros de 200 ml:

  • 700 g de morangos
  • 300 g de talos de ruibarbo
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 500 g de açúcar
  • 25 g de pectina
  • 1 fava de baunilha (opcional)
Modo de preparo:

  1. Lave os morangos, retire as folhas e corte em pedaços pequenos. Os morangos preparados devem pesar 700 g. Lave os talos de ruibarbo, corte em pedaços bem pequenos. O ruibarbo preparado deve pesar 300 g.
  2. Misture todos os ingredientes em uma panela funda e deixe macerar por 1 hora. Caso utilize a baunilha, raspe as sementes e acrescente-as juntamente com a fava à mistura.
  3. Leve a panela ao fogo alto, mexendo sempre. Quando levantar a fervura, conte 3 minutos e retire a geleia do fogo. Durante o cozimento, retire o excesso de espuma que se formar com uma escumadeira. Descarte a fava de baunilha. Distribua em vidros esterilizados, tampe e vire-os de ponta-cabeça por 5 minutos.

Dica: É normal que geleia de morango perca a cor com o passar do tempo. Melhor é conservar em local fresco e escuro.




Nenhum comentário: