terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Trufas floresta negra.

(Das große Buch der Schokolade - Teubner Edition)

Com uma receita básica de trufas à mão, é possível produzir incontáveis variantes. Aqui é o álcool que estabelece o sabor. A quantidade de manteiga proporciona a essa receita uma cremosidade incrível. Por outro lado, essas trufas são bastante sensíveis a ambientes quentes. Acredito que, por serem bastante refinadas, finalizariam perfeitamente um jantar íntimo. Mas se você procura receita para a mesa de aniversário, aconselho, então, que apele para a versão da latinha e do microondas.

Ingredientes para aprox. 65 trufas:

  • 75 ml de creme de leite fresco
  • 100 g de açúcar
  • 40 ml de Kirsch ou licor de cerejas
  • 100 ml de glucose de milho
  • 200 g de cobertura amarga picada
  • 175 g de cobertura ao leite picada
  • 250 g de manteiga em temperatura ambiente
  • Cacau ou raspas de chocolate para a cobertura

Modo de preparo:

  1. Ferva o creme de leite com o açúcar. Retire do fogo e acrescente o licor e a glucose de milho. Despeje o creme quente sobre as coberturas, misture e deixe esfriar fora da geladeira. Bata a manteiga até ficar espumosa. Acrescente o creme de chocolate aos poucos até atingir uma massa homogênea.
  2. Com o auxílio de uma manga de confeitar com bico número 10, faça pequenas bolinhas sobre papel manteiga; ou leve a massa de trufas à geladeira até que atinja a consitência ideal para que se possa trabalhar a massa com as mãos. Leve as trufas para gelar e quanto ficarem firmes, cubra com cacau ou raspas de chocolate.

2 comentários:

Juliana Vermelho Martins disse...

Preciso que algum sábio me explique por que eu aaaaamo chocolate e não ligo muito para trufas.
Algumas já me causaram até um certo arrependimento de ter, mais uma vez, tentado desvendar esse mistério e enfiado uma delas goela abaixo...

Tudo bem... Mais uma decepção sua comigo!
Pelo menos, não demonstre. Hoje já estou sentindo que 4/5 da humanidade me desprezam. O 1/5 restante não faz ideia de que eu existo no mundo...

Bigode de chocolade disse...

Com essa trufa tenho certeza que vai ser diferente. Derrete tao rapido na boca quem nao da tempo nem de pensar... talvez tempo apenas para um suspirozinho.