terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Torta floresta negra.

(Das Grosse Teubner Backbuch)

Combinar chocolate com cereja sempre dá certo. A torta floresta negra é o melhor exemplo disso. Mas acredito que não exista outra torta com tantas variações mundo afora. Seja pela falta da compota de cerejas ou porque não se tem à mão a verdadeira Kirschwasser que acaba-se improvisando aqui e ali. O resultado é uma torta que, na maioria das vezes, se distingue muito da original. E isso importa? Importante mesmo é que a torta floresta negra seja servida logo após a sua construção. O uso “obrigatório” de creme de leite fresco exige que seja consumida rapidamente. Se você encontrar uma torta dessas que parece estar dias esperando por comprador na vitrine de uma confeitaria, desconfie. Aí vai uma receita alemã tida como original. Ou pelo menos quase.

Ingredientes para um torta de 26 cm de diâmetro:

Para o biscuit de chocolate

  • 7 ovos
  • 250 g de açúcar
  • 60 g manteiga
  • 150 g de farinha de trigo
  • 50 g de amido de milho
  • 50 g de cacau

Para o recheio e cobertura

  • 450 g de cerejas em compota*
  • 40 g de açúcar
  • ½ canela em pau
  • 2 colheres de chá cheias de amido de milho
  • 750 ml de creme de leite fresco
  • 60 g de açúcar
  • 60 ml de kirschwasser ou licor de cereja
  • 40 ml de calda de açúcar
  • 150 g de raspas ou rolinhos de chocolate meio amargo

*Um dia antes de rechear o bolo, lave e retire as sementes de 1 kg de cerejas azedas. Reserve 14-16 cerejas para a decoração. Em uma panela, misture 600 ml de água com 100 g de açúcar e leve para ferver. Despeje as cerejas já limpas, deixe ferver novamente, abaixe o fogo e cozinhe por 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e reserve por 24 horas.

Modo de preparo:

1. Para o biscuit de chocolate, bata os ovos com o açúcar em banho-maria morno até formar uma espuma. Retire do fogo e bata por mais 8 minutos até atingir uma consistência cremosa. Derreta a manteiga. Peneire a farinha junto com o amido e o cacau. Misture tudo delicadamente ao creme de ovos. Despeje a manteiga em fio e misture. Derrame a massa sobre uma forma forrada com papel-manteiga. Leve para assar em forno pré-aquecido a 190° por 30-35 minutos. Deixe resfriar na própria forma até o dia seguinte.

2. Para o recheio, escorra as cerejas. Ferva 250 ml da caldo das cerejas com 40 g de açúcar e a canela. Retire a canela e descarte-a. Misture o amido com um pouco de água e despeje sobre o caldo. Deixe que cozinhe um pouco. Adicione as cerejas escorridas ao caldo e mexa delicadamente. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.


3. Corte o biscuit transversalmente 2 vezes, de modo a obter 3 camadas. Bata o creme de leite com o açúcar. Misture a calda de açúcar com o licor. Para montar a torta, cubra a primeira camada com um pouco de creme e alise. Com o auxílio de uma manga de confeitar com bico n° 10, a partir da borda, faça 3 ou 4 círculos concêntricos com o creme batido. Preencha os espaços entre os círculos com as cerejas. Cubra com um pouco de creme e alise. Assente a segunda camada de massa e regue com metade da calda com licor. Cubra com uma camada mais grossa de creme e alise. Assente a última camada e regue novamente. Cubra toda a superfície e as laterais da torta com creme. Decore a borda com 14-16 rosinhas com auxílio de um bico de confeitar. Cubra o centro e as laterais com raspas ou rolinhos chocolate. Decore com as cerejas reservadas.


Dica: Para fazer os rolinhos, derreta a cobertura de chocolate em banho-maria. Despeje sobre uma superfície de mármore e alise com o auxílio de uma espátula. Quando estiver quase seco, raspe os rolinhos com uma faca grande e afiada.

8 comentários:

Bergamo disse...

Moustache,
Eu já disse que vc estava sofrendo de uma síndrome dos anos 70?
O Floresta Negra confirmou!!! Porém, eu embarcaria nessa viagem fácil, fácil. E, na frente do espelho do hall de entrada, precisaria me recompor.
Abraços,
Bergamo

Bigode de chocolade disse...

Deve ser coisa de final de ano... será que daqui a pouco comeca a retrospectiva dos anos 80?
Obrigado, Bergamo.

Bergamo disse...

Vou cobrar o bolo, hein?
Abraços!!

Juliana Vermelho Martins disse...

ONTEM eu comi uma torta floresta negra... E não gostei!

Isso é tão raro que precisei me beliscar pra acreditar que não tinha gostado mesmo!

Daí pensei que com a quantidade de fel que corre pelas minhas veias nesse momento eu jamais poderia apreciar qualquer doce, nem mesmo garapa adoçada com melado e Zerocal.

Sorte que essa troca das tortas não aconteceu comigo! Andar 42 Km pra comprar uma torta e ter a decepção de abrir o pacote e encontrar outra coisa dentro é impensável.

Por muito menos do que isso já me acabei num choro convulsivo de comiseração após uma crise histérica de ódio.

Por via das dúvidas, vou pedir embalagens transparentes nas confeitarias nos próximos dias!

(Bergamo, vou intrometer meu fouet na conversa de vocês para dizer que se o "Moustache" (gostei dessa!) aparecer por aqui com olhos de sogra, ponche e espetinho com mozzarela, presunto e azeitona eu vou acreditar num revival dos anos 70. Se bem que acho que ele JAMAIS admitiria um menu tão... petit bourgeois!)

Bigode de chocolade disse...

Ei-ei, nao duvide, Ju. Sou capaz mesmo de fazer uma festinha dos anos 70. Talvez, no entanto, recheie os olhos de sogra com trufas, faca um ponche de champanhe com mirtilos e intercale a mozzarela do espetinho com algumas alcachofras e tomates confit!

Juliana Vermelho Martins disse...

Você é chique demaaaaaaais!!!

Ficará ainda mais chique! Me aguarde! hehehehehe

Nicole disse...

Adorei a apresentação! Humm

Que bom este blog ter voltado ao activo. :)

Bigode de chocolade disse...

Obrigado, Nicole.