segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Miniaturas de sobremesas com chocolate

Ao compor a sobremesa, quis agradar a gregos e a troianos. São três variações que têm o chocolate como componente principal. Presença maciça tem o chocolate no fondant, mas como ele acaba logo após duas colheradas, não há porque reclamar do exagero de calorias. Servir versões diminutas de sobremesas impôs um novo ritmo ao jantar que atingia nessa hora o ápice da animação. Os gestos ficaram mais delicados, os movimentos mais precisos.

Crème brûlée com chocolate branco e fava tonka (Bigode de chocolate)

Ferva 250 ml de leite integral e 175 ml de creme de leite fresco. Retire do fogo. Acrescente 1 fava tonka ralada e 75 g de chocolate branco picado. Bata 5 gemas com 60 g de açúcar. Despeje o leite sobre as gemas e misture. Distribua a mistura em formas e asse em banho-maria, em fogo pré-aquecido a 120° até endurecer (aprox. 1 h e 15 min para 4 porções). Deixe esfriar, salpique com açúcar e caramelize com um maçarico.

Parfait de chocolate com chili (Bigode de chocolate)

Ferva 75 ml de água com 100 g de açúcar por 3 minutos. Bata 5 gemas com o xarope em banho-maria até virar um creme. Retire do fogo. Hidrate 2 folhas de gelatina e dissolva em 4 colheres de sopa de whisky aquecido. Derreta 300 g de chocolate amargo. Acrescente a gelatina e o chocolate ao creme. Bata a mistura, com a bacia dentro da pia cheia de água fria. Bata 500 ml de creme de leite e acrescente 50 ml de whisky. Misture o chantili ao creme frio e tempere com chili a gosto. Despeje em formas forradas com filme-plástico e leve para congelar por 6 horas no mínimo. Sirva sobre uma compota de manga com cranberries.

Fondant au chocolat (Cuisine et vins, n. 124)

Derreta 200 g de manteiga em banho-maria. Acrescente e misture até dissolver 200 g de chocolate amargo picado (52% de cacau), 50 g de açúcar refinado e 70 g de açúcar de confeiteiro. Retire do fogo. Acrescente 5 ovos grandes, 40 g de maizena e sal. Misture bem e despeje sobre uma forma de silicone ou um forma forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 180° por 25-30 minutos. Espere 3 horas para servir.


Nenhum comentário: