sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Crescentes de baunilha - Vanillekipferl

(Das grosse Teubner Backbuch)

A primeira versão do Vanillekipferl se encontra em um livro de culinária austríaco de 1911. Difícil de acreditar, porém, é que a essência artificial de baunilha é mais antiga do que esse biscoito. Pois é, nossos antepassados já usufruíam de certas modernidades. Para a receita abaixo, usei duas favas de baunilha. Uma roubada, se você for um nostálgico de plantão. Esses crescentes de baunilha parecem ser bem mais saborosos do que os da sua vovó.

Ingredientes para 80 biscoitos:

  • 100 g de farinha de amêndoas
  • 275 g de farinha de trigo
  • 90 g de açúcar de confeiteiro
  • 1 pitada de sal
  • 1 fava de baunilha raspada
  • 200 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 2 gemas de ovo
  • 150 g de açúcar misturado à polpa de 1 fava de baunilha

Modo de preparo:

1. Misture a farinha de amêndoas, a farinha, o açúcar, o sal, a polpa da baunilha e a manteiga. Com as pontas dos dedos, esfarele os ingredientes até obter uma farofa homogênea. Acrescente as gemas e trabalhe a massa rapidamente. Divida a massa em duas partes e enrole-as, formando linguiças compridas. Embale em filme-plástico e leve à geladeira por 2 horas.

2. Corte a massa em 80 pedaços. Faça bolinhas, pressionando-as entre as palmas da mão, com movimento de vai-e-vem, a fim de obter pequenas tripas. Afine as extremidades. Coloque os biscoitos sobre a forma, dando a eles a forma de lua crescente. Procure deixar um espaço entre os biscoitos, pois eles crescem um pouco.

3. Pré-aqueça o forno a 180°. Asse os crescentes por 12 minutos na grelha do meio, até ficarem dourados. O tempo pode variar de um forno para o outro.

4. Jogue o açúcar aromatizado sobre os biscoitos ainda quentes, movimentando-os, a fim de ficarem totalmente envolvidos. Assim que esfriar, guarde em recipiciente fechado.


Um comentário:

Anônimo disse...

Fiz esses crescentes e nunca comi nada igual, são maravilhosos.

Elisangela - CTB - PR