sábado, 5 de dezembro de 2009

Tatins de biscoitos amanteigados

(adaptado de Fabrice le Bourdat)Ao contrário da tarte tatin original, que é feita pouco antes de servir, essa versão modernizada não exige que você fique trancafiado na cozinha enquanto seus convidados papeiam depois do jantar. Prepare com um ou dois dias de antecedência e deixe na geladeira. Eu a servi reaquecida, acompanhada de coulis de mirtilos e sorvete de baunilha caseiro. Mas gelada também é uma delícia. Se você quiser se aventurar a fazer a verdadeira (e talvez, insubstituível) Tarte Tatin, dê uma passada no Blog do Bergamo.

Ingredientes para 4 porções:

  • 4 sablés bretons *
  • 4 maçãs
  • 40 g de manteiga
  • 200 g de açúcar

Modo de preparo:

Em uma panela, caramelize o açúcar com um pouco de água. Quando começar a soltar fumaça, tire do fogo. Descasque as maçãs e retire as sementes com cuidado. Despeje o caramelo sobre as formas. Assente as maçãs sobre o caramelo. Coloque pedaços de manteiga nos buracos das maçãs. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180° por aprox. 45 minutos. Cubra com um tábua de cortar e deixe que esfrie em temperatura ambiente – isso ajudará a comprimir as maçãs. Leve à geladeira para endurecer. Para servir, assente as maçãs sobre os biscoitos. Sirva gelada ou aquecida.

*Sablé Breton é um biscoito francês. Caso você não o encontre, segue uma receita de Alain Ducasse. Faça um creme a partir de 160 g de manteiga salgada em temperatura ambiente, 160 g de açúcar e 4 gemas. Acrescente 225 g de farinha de trigo misturada a 15 g de fermento químico. Trabalhe a massa rapidamente, embale em filme e resfrie por 1 hora. Abra e corte no tamanho desejado. Asse em forno pré-aquecido a 180°.

Dica: a forma utilizada é de silicone e tem formato de meia-esfera. Na falta, utilize uma forma de muffin untada com bastante manteiga.

2 comentários:

Bergamo disse...

Olha...virei referência...rsrsr
Abraços,
Bergamo

Bigode de chocolade disse...

Coisas da idade.