Desde quando foi criado, no século 13, o stollen já sofreu muitas variações na sua receita. A maneira de dobrar a massa, no entanto, continua uma tradição inalterada até os dias de hoje. Você não vai acreditar mas a forma do stollen representa o menino Jesus embrulhadinho em uma manta. É verdade. Só por esse motivo já não dá vontade de fazer? Não é preciso seguir à risca a receita abaixo. Desde que se mantenha a mesma proporção entre recheio e massa, você poderá variar o sabor do stollen a gosto.
Ingredientes para 2 stollens de 850g:
Recheio:
- 300 g de uvas-passas brancas
- 75 g de uvas-passas pretas
- 50 g de amêndoas picadas
- 75 g de casca de laranja cristalizada
- 50 g de casca de limão cristalizada
- 75 ml de rum ou cachaça
- 10 gotas de essência de amêndoa
- 1 semente de tonka pulverizada
- 1 fava de baunilha raspada
- raspas de um limão siciliano
- raspas de uma laranja
Massa:
- 100 ml de leite morno
- 50 g de fermento natural
- 50 g de mel
- 350 g de farinha de trigo para pães
- 150 g de farinha de trigo normal e mais um pouco para trabalhar a massa
- 50 g de marzipã
- 2 ovos
- 250 g de manteiga amolecida
- 10 g sal
- 1 colher de chá rasa de cardamomo em pó
- 350 g de manteiga derretida para pincelar
- açúcar e açúcar de confeiterio
Modo de preparo:
1. Misture todos os ingredientes do recheio. Cubra com filme-plástico e deixe macerar em temperatura ambiente até o dia seguinte.
2. Para a massa, misture o leite, o mel e o fermento. Acrescente 200 g de farinha para pães e misture até obter uma massa lisa. Polvilhe com um pouco de farinha, cubra com filme-plástico e deixe na geladeira até o dia seguinte.
3. Retira a massa-mãe da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 15 minutos. Acrescente o resto da farinha para pães, 100 g de farinha normal, o marzipã e os ovos e trabalhe a massa até ficar lisa. Acrescente a manteiga, o resto da farinha, o sal e o cardamomo e trabalhe a massa até que todos os ingredientes se misturem bem. Trabalhe a massa, à mão ou na planetária, de 10 a 15 minutos, até que a massa fique bem elástica e forme bolhas.
4. Misture as frutas maceradas à massa, enfarinhe, cubra e leve à geladeira por duas horas, até que dobre de volume.
5. Pré-aqueça o forno a 190°. Pincele a forma com manteiga. Divida a massa na quantidade de porções desejadas e deixe mais 20 minutos na geladeira
6. Enfarinhe a superfície de trabalho. Com o auxílio de um rolo, abra a massa no comprimento desejado. Deixe duas elevações no sentido longitudinal, uma de cada lado. Dobre um dos lados em direção ao centro, de modo que a elevação ocupe a cavidade mais profunda. Aperte o lado dobrado, comprimindo-o na direção do centro do stollen. Com as mãos espalmadas, pressionde levemente as extremidades e a superfície do stollen, harmonizando sua estrutura.
7. Deixe crescer mais 10 minutos. Coloque a massa sobre a forma e leve ao forno. Imediatamente, reduza a temperatura a 175°. Um stollen de 850 g fica pronto em 45 minutos. Depois de 10 minutos no forno, pincele 100 g de manteiga derretida, salpique com um pouco de açúcar e leve ao forno novamente.
8. Retire do forno e deixe resfriar na forma por aproximadamente 20 minutos. Coloque o stollen sobre uma grelha e pincele todos os lados com 250 g de manteiga derretida. Salpique com açúcar de confeiteiro e embale em papel alumínio. Reserve até o dia seguinte.
9. Raspe o açúcar excedente e pincele mais uma vez com manteiga derretida, mas apenas uma camada fina. Salpique com açúcar de confeiteiro e embale em papel alumínio. Guarde em lugar seco e arejado.
Dica: Se você quiser consumir seu stollen imediatiamente, não será preciso pincelar com tanta manteiga. Apesar de dar também um sabor especial ao stollen, a manteiga tem a função de fechar os poros e conservá-lo por mais tempo.
2 comentários:
É maravilhoso isso!
entonces, querido "Bigode"!
Estou na terra dos Stollens - temos um estoque para devorar... só não arrisquei fazer... mas as estrelinhas serão feitas e dadas de presente!!! Assim que as tiver, mando fotos! Frohe Weihnachten für dir und dein Familie!!!
Postar um comentário