sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Estrelas de canela - Zimtsterne

(adaptado de Konditorei, Patisseire, Bäckerei, Trauner Verlag)

Apesar dos poucos ingredientes, as estrelas de canela não são tão fáceis de preparar. Encontrar o “ponto certo” da massa pode não ser coisa para principiantes. A temperatura da sua cozinha ou mesmo um ânimo acalorado podem contribuir para o mau sucesso da receita. No entanto, não se acanhe e tente. Independente da cara dos biscoitos, no final, eu garanto, eles são ficarão deliciosos.

Ingredientes para 1 kg de biscoitos:

  • 150 g de marzipã
  • 300 g de amêndoas com pele moídas (mais um pouco para trabalhar)
  • 420 g de açúcar
  • 8 g de canela em pó
  • 1 pitada de sal
  • 5 claras de ovos

Ingredientes para o glacê:

  • 200 de açúcar de confeiteiro
  • 1 clara de ovo

Modo de preparo:

1. Para o glacê, misture o açúcar com a clara e mexa até obter uma consistência densa. Caso esteja líquido demais, acrescente mais açúcar.

2. Misture todos os ingredientes com 2/3 das claras. Trabalhe a massa e verifique sua consistência. Ela deve ser úmida mas não muito pegajosa, ideal para abrir com o rolo. Acrescente o restante das claras se achar necessário. E se por acaso ficar úmida demais, misture mais amêndoas moída até atingir o ponto certo.

3. Salpique a superfície de trabalho com amêndoas. Abra a massa a 1 cm de espessura. Espalhe uma camada fina de glacê. Com um cortador de biscoito em forma de estrela, corte os biscoitos e transfira-os para uma forma coberta com papel manteiga. Molhe o cortador na água cada vez que cortar a massa.

4. Renove a massa restante com amêndoas moídas, até atingir mais uma vez a consistência ideal para abrir. Sempre salpicando a superfície de trabalho para não grudar. Cubra com glacê e repita os passos até ter utilizado toda a massa.

5. Asse em forno pré-aquecido a 160° por 12 minutos. O glacê deve ficar levemente dourado. O biscoito fica crocante por fora e cremoso por dentro mesmo depois de frio. Guarde em potes fechados, intercalando as estrelas de canela com papel manteiga.

DICA: Você pode congelar os biscoitos assados ou ainda crus, nesse caso, porém, sem o glacê. Retire os biscoitos do freezer e não espere descongelar para passar o glacê. Distribua sobre a forma e asse como indicado na receita.

3 comentários:

Nicole disse...

Este blog liberta a gulosa que vive dentro de mim! :)

Bigode de chocolade disse...

Entao... pra cozinha!

Jux disse...

pois enton, liebe Bigode! Encontrei as danadas Sterns no Markt outro dia... 6 unidades pequenosas pela bagatela de 2,75 Euros!!! Beijukka