quinta-feira, 5 de março de 2009

Sopa de pimentão com bolinhos cozidos de ricota

(da revista Essen und Trinken, março 2009)Ingredientes para 4 porções
Sopa:

· 2 pimentões amarelos picados grosseiramente
· 100 g de batata descascada e picada grosseiramente
· 50 g de cebola picada
· 100 g de lentinha amarela
· 6 colheres de azeite de oliva
· 1 litro de caldo de frango
· 200 ml de leite
· 1 folha de louro
· ½ pimenta malagueta
· sal e pimenta a gosto
· 2 ou 3 colheres de sopa de suco de limão

Bolinhos de ricota:
· 25 g de folhas de manjericão
· 400 g de ricota
· 2 gemas
· sal e pimenta do reino a gosto
· 3 ou 4 colheres de farinha de rosca
· 1 colher de amido de milho
Modo de preparo:
1. Aqueça 2 colheres de óleo numa panela funda. Acrescente os pimentões, a batata e a cebola picadas, 80 g de lentilhas e refogue um pouco. Adicione o caldo, o leite, o louro, a pimenta, tempere a gosto e deixe cozinhar por 20 minutos.
2. Enquanto isso, cozinhe as lentinhas restantes com um pouco de sal por 15 minutos. Escorra e misture com o restante do azeite de oliva. Reserve.
3. Descarte a folha de louro e bata a sopa no liquidificador, ou use um mixer. Passe por uma peneira . Tempere com o suco de limão e reserve.
4. Para os bolinhos, escalde ligeiramente as folhas de manjericão, mergulhe na água fria para que não cozinhem mais e seque com uma toalha de papel. Pique bem fino.
5. Esmague a ricota com um garfo e adicione o manjericão, as gemas, o sal, a pimenta e a farinha de rosca. Com a ajuda de duas colheres forme os bolinhos e passe pelo amido. Deixe descansar por 15 minutos.
6. Leve água com sal para ferver e abaixe o fogo antes que comece a borbulhar. Delicadamente coloque os bolinhos na água e deixe que cozinhem por 15 minutos. Retire-os com uma escumadeira e deixe que sequem sobre uma toalha de papel. Aqueça a sopa novamente, distribua os bolinhos e decore com as lentilhas no óleo.

DICAS:
*Se a ricota for muito seca, adicione algumas colheres de leite. Se a massa ficar muito pegajosa, adicione um pouco mais de farinha de rosca.
**Por precaução, faça um teste antes de colocar todos os bolinhos para cozinhar. Eu sempre faço um pequeno bolinho para verificar se ele permanece inteiro na água. Se não, acrescente um pouco de trigo à massa.
***Dá para preparar a sopa e os bolinhos com antecedência. Mas na hora de esquentar, mexa com frequência para evitar que queime no fundo da panela. Mantenha os bolinhos em temperatura ambiente.
****Como se tratava de uma entrada, fiz metade da receita e servi porções menores.

Nenhum comentário: