quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Minha crema catalana

Essa é uma sobremesa típica da Espanha. Parente do crème brûlée, também tem uma casquinha de açúcar caramelizado. Na Espanha, usa-se um ferro aquecido na brasa para queimar o açúcar, algo como um ferro para marcar boi. Eu usei um maçarico. Mas se você não tiver nem maçarico nem grill, deixe as cremas por uma hora no congelador, prepare um caramelo e despeje por cima. O resultado não é o mesmo, mas vale a pena para testar a receita.

Ingredientes para 5 porções de aprox. 150 ml:
· meio litro de leite
· 100 gramas de amêndoas sem casca e pele, levemente tostadas
· 100 g de açúcar
· 5 gemas de ovos
· 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
· a casca de uma laranja (sem a pele branca)
· ½ pau de canela
· 1 pitada de sal
· aprox. 100 ml de creme de leite fresco
· açúcar para caramelizar

Modo de preparo:
1. No dia anterior, bata as amêndoas com o leite no liquidificador. Leve a mistura para ferver. Retire do fogo, acrescente a casca da laranja e a canela e deixe esfriar. Deixe na geladeira por 24 horas.
2. Ferva novamente. Passe por uma peneira, apertando bem com uma concha de sopa. Descarte o resto. Acrescente o creme de leite (o suficiente para completar 500 ml).
3. Em uma bacia, bata as gemas com o açúcar, o sal e a farinha até obter uma espuma. Adicione o leite aromatizado ainda quente e misture bem.
4. Despeje tudo em uma panela limpa e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até adquirir a consistência de um creme.
5. Imediatamente, divida a crema em formas chatas e deixe esfriar em temperatura ambiente. Cubra com filme-plástico e leve à geladeira.
6. Espalhe uma colher de sopa de açúcar sobre cada crema e caramelize com um maçarico ou sob o grill.


Um comentário:

Joyce Galvão disse...

Ai que saudades daquela crema catalana em um restaurante beira de estrada, que servia as melhores coisas da Catalunha....

obrigada pelo presente. E da próxima vez, se precisar, eu rego suas plantas! E nem vou palitar os dentes quanto você me chamar para jantar! Prometo!!!

beijos Bigode!