(adaptado de Essen & Trinken, maio 08)
O sabor dessa sobremesa é bastante exótico e pode ser que não seja indicado para crianças. O sabor da pannacotta depende muito da qualidade do creme de leite utilizado. Evite, portanto, utilizar creme de leite de latinha. Ao levar à geladeira, não esqueça de cobrir a sobremesa com filme plástico. Dessa forma, a pannacotta não absorverá os odores que flutuam lá dentro, mantendo, assim, sua alma “tântrica”.Ingredientes para 4 porções de 125 ml:
- 4 folhas de gelatina
- 500 ml de creme de leite fresco
- 30 g de açúcar
- 10 g de chá de jasmim (chá verde ou preto e flores de jasmim)
- 4 maracujás e açúcar a gosto
Modo de preparo:
- Hidrate a gelatina em água fria. Leve o açúcar e o creme para ferver. Retire do forno e deixe esfriar um pouco (80°). Adicione o chá e deixe descansar por 10 minutos.
- Passe o creme por uma peneira, pressionando bem o chá. Aperte bem as folhas de gelatina para retirar a água e dissova-as no creme de leite aromatizado. Despeje em formas de 125 ml e leve para gelar por 5 horas no mínimo.
- Retire a polpa dos maracujás e leve para ferver com um pouco de água. Adoce a gosto. Passe por uma peneira e reserve algumas sementes para decorar.
- Mergulhe as formas em água quente e passe uma faca pelas bordas para que as pannacottas se soltem. Vire sobre os pratos e sirva com a calda.
DICA: É para valorizar o sabor do chá de jasmim que essa sobremesa não leva muito açúcar. Se você achar pouco doce, ao invés adoçar a pannacotta, acrescente mais açúcar à calda de maracujá.
TEXTO: Quem não tem cão…
Nenhum comentário:
Postar um comentário