terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pannacota de chá de jasmim com calda de maracujá

(adaptado de Essen & Trinken, maio 08)
O sabor dessa sobremesa é bastante exótico e pode ser que não seja indicado para crianças. O sabor da pannacotta depende muito da qualidade do creme de leite utilizado. Evite, portanto, utilizar creme de leite de latinha. Ao levar à geladeira, não esqueça de cobrir a sobremesa com filme plástico. Dessa forma, a pannacotta não absorverá os odores que flutuam lá dentro, mantendo, assim, sua alma “tântrica”.

Ingredientes para 4 porções de 125 ml:
  • 4 folhas de gelatina
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 30 g de açúcar
  • 10 g de chá de jasmim (chá verde ou preto e flores de jasmim)
  • 4 maracujás e açúcar a gosto

Modo de preparo:

  1. Hidrate a gelatina em água fria. Leve o açúcar e o creme para ferver. Retire do forno e deixe esfriar um pouco (80°). Adicione o chá e deixe descansar por 10 minutos.
  2. Passe o creme por uma peneira, pressionando bem o chá. Aperte bem as folhas de gelatina para retirar a água e dissova-as no creme de leite aromatizado. Despeje em formas de 125 ml e leve para gelar por 5 horas no mínimo.
  3. Retire a polpa dos maracujás e leve para ferver com um pouco de água. Adoce a gosto. Passe por uma peneira e reserve algumas sementes para decorar.
  4. Mergulhe as formas em água quente e passe uma faca pelas bordas para que as pannacottas se soltem. Vire sobre os pratos e sirva com a calda.

DICA: É para valorizar o sabor do chá de jasmim que essa sobremesa não leva muito açúcar. Se você achar pouco doce, ao invés adoçar a pannacotta, acrescente mais açúcar à calda de maracujá.

TEXTO: Quem não tem cão…

Nenhum comentário: