terça-feira, 31 de agosto de 2010

Parfait de pinólis e bolinho morno de chocolate com azeitonas pretas

Essa é uma combinação que costumo chamar de sobremesa para adultos. Não é tão doce, é gelada e quente, leva álcool e possui ingredientes inusitados. E, muito mais do que ser uma delícia, ainda dá o que falar. A sobremesa precisa ser realizada em etapas, mas a sua maior parte pode ser preparada um ou dois dias antes. Aconselho colocar os pratos na geladeira antes de montá-la, assim o parfait ficará intacto até a hora de servir.

Parfait de pinólis

(bigode de chocolate)

Ingredientes para 4 porções:

  • 100 g de pinólis
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 200 ml de leite
  • 160 g de açúcar
  • 4 gemas
  • polpa de ½ fava de baunilha

Modo de preparo:

  1. Bata no liquidificador o leite com 70 g de pinólis. Despeje numa panela e ferva. Retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Passe por uma peneira, apertando bem. Descarte o resto.
  2. Bata as gemas com 80 g de açúcar até obter um creme claro. Ferva o leite aromatizado com a polpa da baunilha. Retire do fogo e despeje lentamente sobre os ovos batidos, mexendo sempre. Despeje novamente na panela e leve para cozinhar em fogo baixo até engrossar. Não deixe ferver! Despeje o creme em uma tigela. Mergulhe a tigela em água fria e bata vigorosamente até que o creme esfrie.
  3. Bata o creme de leite em chantilly e misture delicadamente ao creme de ovos resfriado. Cubra uma forma retangular com filme-plástico. Despeje a mistura na forma e leve para congelar.
  4. Caramelize 80 gramas de açúcar. Acrescente os pinólis, misture e despeje imediatamente sobre uma forma untada. Espere esfriar e quebre em pedaços. Faça uma farofa com o auxílio de um pilão ou processador.
  5. Para servir, corte o parfait em cubos e vire-o sobre a farofa.

Bolinho morno de chocolate com azeitonas pretas

(receita de Dieter Müller)

Ingredientes para 4 porções:

  • 1 ovo inteiro
  • 1 gema
  • 10 g de açúcar
  • 75 g de manteiga
  • 20 g de purê de azeitonas pretas
  • 75 g de chocolate amargo (70% cacau)
  • 20 g de farinha de trigo peneirada
  • manteiga para untar e açúcar

Modo de preparo:

  1. Unte forminhas refratárias com manteiga e polvilhe com açúcar.
  2. Bata os ovos com o açúcar. Derreta a manteiga, o purê de azeitonas e o chocolate em banho-maria. Retire do fogo. Misture a farinha e acrescente os ovos batidos.
  3. Despeje nas forminhas e asse em forno pré-aquecido a 200° por 9 minutos.

Servi o parfait e o bolinho acompanhados por uma compota de figos. Para tanto, aqueça 1 colher de mel com 1 raminho de alecrim. Adicione 200 ml de vinho do porto e 50 ml de cassis e cozinhe por 3 minutos. Retire do fogo e adicione 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico. Despeje o líquido resfriado sobre figos cortados em 4. Leve para gelar.


2 comentários:

Kelly disse...

Sou apaixonada por figos, e a sobremesa toda ganhou meu coração. O que é esse parfait de pinólis? De babar.
Estou salivando de vontade e não tenho como satisfazer isso... chamaria de crueldade sua, se não fosse algo tão lindo de se ver :)

Beijos

Kelly disse...

Aliás, Eugenio (é esse seu nome mesmo?, li a Ana Elisa te chamando por ele), sou eu a louca pelos canelés que te atazanei há um tempo atrás na busca pelas forminhas. Voltei aqui hoje justamente para te agradecer pela ajuda muito solícita, vi o meu objeto de desejo à venda na amazon, fiquei por tempos e tempos ensaiando a compra e acabei por desistir. Não sei se fui covarde, num medo absurdo de não me sair bem na tentativa, mas decidi que vou guardar a oportunidade para uma futura visita à França. Quero poder correr o risco de ficar vesga pra sempre, mas me surpreender e trazer à memória o relato tão lindo que li.
Não precisa aprovar esse comentário, a minha ideia é mesmo dar um retorno de agradecimento por tudo, a atenção, o cuidado e dedicação com cada postagem. Com certeza alegra muitos corações, e é nosso dever dar um retorno para que possa servir de alguma motivação para que continue. Eu sempre fui uma apaixonada pelos sabores e posso me dizer que me tornei mais.