terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sorbet de cranberry

(revista gourmet)

Servir um sorbet de sabor ácido é a maneira ideal para neutralizar o paladar entre dois pratos de sabores contrastantes. Nesse caso, servi o sorbet de cranberry entre um peixe com sabores do mediterrâneo e um filé mignon aromatizado com eucalipto. Esse sorbet é doce mas a acidez se sobrepõe ao sabor do açúcar. Para variar e dar um toque especial à receita original, substitui algumas colheres de água por campari que acaba tingindo o sorbet de vermelho.

Ingredientes para 10 – 12 porções:

  • 4 xícaras de cranberries frescas ou congeladas
  • 5 xícaras de água
  • 2 ½ xícaras de açúcar
  • ¾ de xícara de suco de limão siciliano
  • 1/3 de xícara de suco de laranja
  • algumas colheres de campari (opcional)

Modo de preparo:

  1. Cozinhe as cranberries com duas duas xícaras de água e ½ xícara de açúcar por 15 minutos.
  2. Bata no liquidificador até obter um purê. Passe por uma peneira, apertando bem. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Descarte o resto.
  3. Ferva 3 xícaras de água com 2 xícaras de açúcar até obter um xarope. Retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente.
  4. Misture o purê, o xarope e os sucos. Despeje a mistura na sorveteira. Quando ficar pronto, transfira para um recipiente com tampa. Leve ao congelador por 2 horas para endurecer.

DICA: Uma folha de gelatina hidratada ou uma pitada de alginato adicionadas ao purê ainda morno, ajudam o sorbet a obter uma consistência mais homogênea.


Nenhum comentário: